DIAMANTE SPARROW Emblema Guttata

 


Durante a época de gestação, os diamantes sparrow raramente se dão bem e podem torna-se extremamente agressivos em relação outros diamantes australianos.
Fonte:Fazenda Visconde



 

DIAMANTE SPARROW Emblema Guttata  

 

Emblema guttata DIAMANTE SPARROW
DISTRIBUIÇÃO Austrália
DIMENSÕES Aproximadamente 12 centímetros
DISTINÇÃO ENTRE SEXOS É impossível estabelecer a diferença entre os sexos desta espécie. Os bicos das fêmeas são ligeiramente mais vermelhos durante a época de gestação que os dos machos e esta característica é uma pista fiável, embora nem sempre resulte. Os machos cantam e exibem-se quando cortejam as fêmeas.
CARACTERÍSTICA SOCIAS Durante a época de gestação, os diamantes sparrow raramente se dão bem e podem torna-se extremamente agressivos em relação outros diamantes australianos. No entanto, fora de época de gestação, não causam problemas, quer com outros diamante quer com outros aves. De preferência devem ser mantidas em convívio em diamantes africanos.
ALOJAMENTO ADEQUADO Os diamantes sparrow podem ser criados aos pares ou num grupo, num viveiro ao ar livre, coberto, ou em gaiolas amplas em recinto fechado. No entanto, as gaiolas devem ser suficientemente espaçosas, pois caso contrário, estas aves não fazem exercício suficiente e rapidamente adquirem excesso de peso. É recomendável dispor de forma a que as aves tenham de voar de um poleiro para outro.
TEMPERATURA AMBIENTE Os diamantes sparrow tem necessidade de calor. Podem ser criados num viveiro ao ar livre, mas é essencial que exista um abrigo noturno com proteção contra a geada, para que se mantenham em perfeita condição física.
ALIMENTAÇÃO Esta espécie alimenta-se à base de uma dieta que consiste numa mistura de sementes para aves tropicais. Além disso, ocasionalmente, apreciam milho painço italiano, pequenas quantidades de alimento à base de ovos e verduras. Esporadicamente, pode dar alguns insetos pequenos e os seus ovos, ninfas e larvas. À semelhança de todos os graminívoros, devem dispor sempre de areia em quantidades suficientes, de modo a poderem satisfazer as suas necessidades digestivas.
ATIVIDADES Os diamantes sparrow gostam de tomar bons banhos. Estas aves dormem nos ninhos, o que significa que não passam a noite nos ramos ou nos poleiros. Se pendurar caixas de ninhos em diversos pontos no interior do viveiro, as aves são razoavelmente ativas e ocupam todos os espaços do viveiro, incluindo o chão.
CRIAÇÃO À semelhança de muitos diamantes australianos, o sucesso da criação dos diamante sparrow depende em grande medida de saber se os parceiros tem um bom relacionamento mútuo. Se pretender fazer criação destas vistosas aves, é recomendável juntar um grupo de exemplares jovens.
Os casais constituir-se-ão naturalmente. Estas aves gostam de utilizar uma caixa de ninho semi-aberta, embora muitas vezes o casal construa um ninho estável se tiver à sua disposição um abrigo com vegetação suficiente. O ninho pode ser consideravelmente maior e, freqüentemente, possui uma engenhosa entrada em túnel.
Entre os materiais de nidificação incluem-se talos de ervas e fibra de coco. A postura é de quatro a sete ovos aproximadamente, e são chocados alternadamente por ambos os progenitores. À noite, de um modo geral, estes podem ser vistos no ninho. As crias nascem ao fim de 12 a 14 dias, as crias tem necessidades de uma grande quantidade de pequenos alimentos vivos, tais como aranha pequenas e moscas de fruta.
Quando as crias tem entre três e quatro semanas de vida, surge a plumagem, mas continuam a ser alimentadas e tratadas pelo macho, com uma intensidade gradualmente decrescente, durante mais algum tempo. Quando atingem cinco a seis semanas de idade, as aves já estão aptas a sobreviverem sozinhas.
Cerca de seis semanas mais tarde, normalmente, já possuem a plumagem definitiva. Um casal de criação em boas condições físicas é capaz de Ter várias épocas de gestação.
MUTAÇÕES Foram estabelecidas diversas mutações cromáticas. Existem aves castanhas – em que as partes que, normalmente, são pretas se apresentam cinzentas/castanhas – diamante sparrow de asa castanha – que apresente uma tonalidade castanha mais quente -, e a mais conhecida, a mutação com um bico e um dorso amarelo/laranja. Existem igualmente uma tonalidade pastel de diamante sparrow.