Preparação para a muda


"...A muda de penas é um processo traumático e exigente para os canários. Canários debilitados, estressados e muito exigidos na reprodução tem problemas para enfrentar esse período. Convém ministrar um bom complexo vitamínico e reforçar a alimentação dos mesmos nesse período..."
Fonte:paulo cantoni


Preparação para a muda

 

A muda de penas é um processo traumático e exigente para os canários. Canários debilitados, estressados e muito exigidos na reprodução tem problemas para enfrentar esse período. Convém ministrar um bom complexo vitamínico e reforçar a alimentação dos mesmos nesse período.Os canários com fator vermelho requerem atenção especial no que diz respeito a coloração com pigmentantes do tipo cantaxantina. Caso lhe falte esse pigmentante os canários ficarão com a cor alaranjada e não vermelhos como deveriam ser.Farinhadas com boa quantidade de proteína são altamente recomendadas nesse período, deve-se também ter bastante atenção a mistura de sementes que deve ser o mais variada possível e conter alimentos altamente energéticos auxiliando a recuperação dos pássaros após a reprodução e auxiliando no período de muda.

Forneça ainda banheiras para banho diário e se possível banho de sol em período adequado, logo pela manhã ou final de tarde. O banho auxilia a troca e limpeza das penas e sendo os canários animais extremamente limpos os mesmos adorarão esse carinho a mais.