Um Canto Sublime

 


O canário é uma das aves de estimação mais populares. O seu canto é considerado uma companhia para aqueles que se sentem solitários.

Fonte: Pet Friends


 

Um Canto Sublime 

O canário é uma das aves de estimação mais populares. O seu canto é considerado uma companhia para aqueles que se sentem solitários. As suas belas cores e os seus maravilhosos cantares apaixonam pessoas a cada dia. Esta ave divide-se em três classes: porte, canto e cor. 

As espécies de porte são caracterizadas pela linda plumagem e pela maneira como ficam no poleiro. Nesta classe incluem-se as espécies Border Fancy, Lizard e Frizados.

Os canários de canto são os mais difíceis de criar em cativeiro já que necessitam de cuidados especiais, de tratamento diário e de locais silenciosos. Os mais conhecidos desta classe são o Timbrado espanhol e o Malinois. 

Os mais fáceis de criar são os canários de cor. Considerados os mais populares, são encontradas mais de 170 cores diferentes e reconhecidas. 

Para criar e manter um canário como pet é necessária uma gaiola convencional em metal com fundo removível. Os poleiros devem ter no máximo 1,5 cm de diâmetro e comedouros e bebedouros adequados para canários.

Os canários adoram tomar banho, para tanto, a água deve ser fresca e limpa diariamente. As correntes de ar devem ser evitadas, porém um banho de sol (indireto) deve ser feito todos os dias. 


Eles chegam a medir de envergadura entre 10 e 12 cm e podem viver até 10 anos em cativeiro. A alimentação deve ser à base de sementes específicas para canários e como complemento podem ser oferecidos legumes e ovo cozido. 


Ao escolher o canário, o futuro dono deve tomar o cuidado de adquirir filhotes nascidos no ano anterior à compra. Como garantia eles devem estar anilhados, ou seja, com um anel em seu pé indicando o ano de nascimento. 


Eles são originários das ilhas Canárias e do Arquipélago dos Açores.