Os cuidados com os bicos


"...Ferramenta de primordial importância na sobrevivência da espécie o bico é o instrumento utilizado em inúmeras atividades no cotidiano do canário..."
Fonte: paulo cantoni


 

Os cuidados com os Bicos

Ferramenta de primordial importância na sobrevivência da espécie o bico é o instrumento utilizado em inúmeras atividades no cotidiano do canário.

A boa saúde do animal depende também do estado geral dos bicos. De uma maneira geral não se tem muitos problemas  relacionados a eles, os canários por si só efetuam sua manutenção, mas precisamos ficar atentos pois em alguns casos os bicos podem apresentar problemas de crescimento desuniforme, isso ocorre quando a parte superior cresce um pouco mais que a inferior.

Nesse caso, assim como nas unhas, podemos efetuar um corte para igualar  as partes.

Cuidado, corta-se apenas a parte superior e de maneira extremamente cuidadosa, caso você corte a parte inferior essa sangrará muito.

Você deve proporcionar ao seu canário materiais para o desgaste do bico, ossos de ciba, poleiros de madeira e até mesmo uma pedra, bem higienizada, pode ser utilizado.

Não deixe nunca faltar cálcio aos seus canários, é essa a fonte de crescimento não só dos bicos, mas como dos ossos e cascas dos ovos.