Fator Azul nos canários


"...Este é um fator que embora tenha pouco “Ibope” entre nós criadores menos atentos, é de grande importância na composição final das cores dos canários, principalmente quando já se está preocupado com minuciosos detalhes..."
Fonte: canaril valenca

 

Fator Azul nos canários

Este é um fator que embora tenha pouco “Ibope” entre nós criadores menos atentos, é de grande importância na composição final das cores dos canários, principalmente quando já se está preocupado com minuciosos detalhes.

 

É o Fator Azul o principal responsável pelo brilho dos canários, em especial os de fundo branco, pelo tom de cor verde nos verdes e ágatas, alem da tonalidade limão nos exemplares de cor de fundo amarela.

 

Por outro lado, a presença do Fator Azul é um severo inibidor de feomelanina (embora o inverso não seja verdade), trazendo grandes benefícios ao fenótipo de uma enorme gama de exemplares.

 

O fenômeno ocorre por efeito “Tindall”, um dos fenômenos observados na reflexão e na refração das ondas eletromagnéticas (luz) quando tentam ultrapassar regiões contendo pequenas partículas fragmentadas, refletindo apenas as ondas de pequeno comprimento (luz azul e violeta).