A Alimentação

"...A primeira coisa que devemos saber é que os canários são granívoros ou seja comem sementes, dentre as sementes disponíveis no mercado existem inúmeras variações de composição, tipo de gordura, proteínas, vitaminas sais e outros elementos indispensáveis para uma boa nutrição..."
Fonte: paulo cantoni


A Alimentação

 

A primeira coisa que devemos saber é que os canários são granívoros ou seja comem sementes, dentre as sementes disponíveis no mercado existem inúmeras variações de composição, tipo de gordura, proteínas, vitaminas sais e outros elementos indispensáveis para uma boa nutrição.

Muitos criadores fazem sua própria composição de mistura por acreditarem ser a melhor para seus pássaros. Acredito na variedade, apesar de muitos criadores dizerem que o excesso de uma ou outra semente pode causar obesidade e até mesmo outros tipos de doença, acho que o canário é a melhor "pessoa" a dizer o que deve comer.

Já observei inúmeros criadores que alimentam seus canários exclusivamente com alpiste e tiveram muito sucesso, outros ainda com as melhores misturas e não obtiveram grande desempenho. Então, a diversidade é o melhor caminho, se o pássaro gosta, porque não fornecer um ou outro produto?

Apesar do que foi dito acima um pouco de cautela se faz necessário, por exemplo, excesso de gema de ovo pode vir a causar problemas, lembre-se gema de ovo é um excelente fornecedor de proteína e gordura, mas você já viu algum pássaro comendo na natureza?

Alguns criadores criam mistura específicas dependendo da fase de vida do canário, uma mistura mais forte na época de acasalamento ou muda, uma mais "gorda" na época de reprodução e assim por diante.

A fórmula abaixo não é mágica, é sim uma base para a alimentação dos seus pássaros.

Mistura Básica para 1 kg de sementes

Semente; Percentual; Gramas


 

Alpiste;         65 %;        650 g


 

Niger;           10 %;        100


 

Colza;           10 %;        10

Nabão;          5 %;          50


 

Aveia;            5 %;          50


 

Linhaça;        5%;           50


 

Você pode encontrar facilmente esse tipo de mistura já pronta em quase todas as lojas de animais, a composição irá variar muito pouco em relação a acima citada.

Outro tipo de alimento muito recomendado pelos criadores são as famosas farinhadas, industrializadas ou caseiras elas tem a função de suplementar a alimentação dos pássaros. Você pode fazer a sua própria farinhada ou adquirir as de excelente qualidade existentes no mercado. Aconselho fornecer as prontas, pois as mesmas apresentam grande quantidade de vitaminas e são nutricionalmente balanceadas às necessidades alimentares dos canários. 

Frutas e verduras devem ser fornecidas ao seus pássaros como fonte extra de vitaminas. As mais freqüentemente usadas são:

  Frutas/Verduras;                   Administração


 

Maçã; Todos os dias           3 vezes por semana


 

Laranja; Todos os dias        3 vezes por semana


 

Jiló; Todos os dias               3 vezes por semana


 

Almeirão; Todos os dias      3 vezes por semana


 

Couve; Todos os dias -        3 vezes por semana


 

Escarola; Todos os dias       3 vezes por semana


 

Chicória; Todos os dias        3 vezes por semana


 

Espinafre; Todos os dias      3 vezes por semana


 

Observe que na coluna da administração temos (todos os dias - 3 vezes por semana), isso varia conforme a observação do criador, alguns acham um exagero fornecer todos os dias, outras já o fazem sem problema algum, comece com poucas vezes por semana até seu pássaro se acostumar e posteriormente decida pelo número de vezes que irá fornecer essa alimentação a seus canários.

Procure variar nas frutas e verduras seus canários agradecerão.

Areia

É indispensável ainda o fornecimento de uma fonte de cálcio e areia para seus canários, existe no mercado uma grande variedade de suplementos de cálcio adicionados a areia, como sabemos os canários não possuem dentes e trituram o alimento na moela com a ajuda de pequenos grãos de areia. Quem nunca observou seu pássaro "roendo" a parede?.

Por esse motivo é que o canário deve ter a sua disposição uma boa quantidade de areia. Coloque a areia em um pote de comida igual aos das semente, nunca forre a gaiola com a mesma, pois o pássaro pode contaminar-se com as próprias fezes.

Areia grossa de construção lavada, peneirada, seca ao sol e ainda torrada ao forno quente por 15 minutos pode ser fornecida a seus pássaros sem problema algum.

Casca de ovo

Pode-se usar a casca de ovos domésticos como uma fonte de cálcio eficiente e barata, para isso lave-as bem com água fervente, bata-as no liquidificador até ficar com aparência de areia grossa e torre-as no forno por cerca de 15 minutos, misture-as a areia e estará pronta fonte de cálcio de seu canário.

IMPORTANTE: Nunca forneça alface, ele causará diarréia em seus pássaros e os mesmos ficarão debilitados muito rapidamente.