Papas e Frutas


"...Dê preferência a papas com embalagem de origem e com data de validade, pois estas deterioram-se em contacto prolongado com o ar. Por esta razão as papas devem de ser administradas em quantidades pequenas e mudadas diariamente..."
Fonte: Agapornis World
 

PAPAS

As papas dividem-se em dois tipos: Papa de manutenção e papa de criação, em que a grande diferença entre elas é a percentagem de proteína que cada uma tem.  A papa de criação tem uma percentagem maior de proteína para uma melhor nutrição dos filhotes.

Estas papas também poder ser secas ou húmidas. A minha experiência como criador e pelo que tenho conversado com outros criadores é que os agapornis preferem as papas húmidas. No entanto pode-se utilizar as papas secas, humedecendo-as com cenoura ralada ou com milho verde. Este último é especialmente do agrado dos agapornis e  constitui um óptimo complemento nutritivo para os filhotes.

Dê preferência a papas com embalagem de origem e com data de validade, pois estas deterioram-se em contacto prolongado com o ar. Por esta razão as papas devem de ser administradas em quantidades pequenas e mudadas diariamente.

FRUTAS E VERDURAS

As frutas e legumes constituem um óptimo complemento na dieta alimentar dos agapornis e é um regalo para os olhos verificar o agrado com que estes se deliciam quando lhes damos estes alimentos.

Frutas mais apreciadas :  Maçã , laranja, banana e goiaba

Verduras mais apreciadas:  Couve galega, couve branca, penca, espinafres, jiló, milho verde, agrião, almeirão, cenoura, chicória e chuchu.

Tanto as frutas como os legumes devem de ser dados de manhã e retirados os restos no inicio da tarde porque se deterioram muito rapidamente e atraem insectos principalmente no Verão.