Parcialmente Dominantes

 


O fator escuro existe com um ou dois fatores, um jade é um verde com um fator escuro, e um oliva com dois fatores escuros

Autor: Criadouro Assumpção


 

Parcialmente Dominantes -  As mutações parcialmente dominantes são : Ex: azul pastel, azul cobalto e malva, ou então: azul cobalto, azul cobalto verde-mar e azul cobalto cara branca. 

Fator escuro - O fator escuro existe com um ou dois fatores, um jade é um verde com um fator escuro, e um oliva com dois fatores escuros. A mutação é considerada parcialmente dominante, pois quase podemos afirmar que um jade  é portador de uma oliva  mas somente se acasalarmos jade x jade, ou jade x oliva, ao contrário de jade x verde, nunca teremos uma oliva; seria o mesmo dizer que... escuro, saia com dois fatores escuros, portanto, 0 x 1 # 2!

Cara branca cobalto - Esta mutação só aparece na linha azul. Uma ave de linha verde, que tem a máscara vermelha, permanece inalterada mesmo que o fenótipo seja de um "cara branca". O "fator cara branca". Pode se notar pela parte de baixo da ave (peito e rabo). Um azul cobalto tem o peito azul e rabo azul. Um verde mar cobalto tem peito e rabo verdes. Um cara branca cobalto tem peito azul e rabo verde.

Legenda

C.L Cara Laranja
C.V Cara Vermelha
F.S Fator Simples
F.D Fator Duplo

 

Azul-cara-branca X Azul-pastel 100 % Verde mar
Verde-mar X Azul-pastel 50 % verde-mar 50 %Azul-pastel
Verde-mar X Verde-mar 25 %Azul-pastel  25 %Verde-mar 50% Azul-cara-branca
Verde-mar X Azul-cara-branca 50% Verde-mar 50% Azul-cara-branca
Azul-cara-branca X Azul-cara-branca 100% Azul-cara-branca

 

VERDE OLIVA C.L X VERDE OLIVA C.L =

100% verde oliva CL

VERDE OLIVA C.V X VERDE OLIVA C.V = 100% verde oliva CV
VERDE OLIVA C.V X VERDE OLIVA C.L = 100% Verde Oliva portador CL