Criando um Agapórnis

 


Normalmente brinquedos designados para cacatuas e pequenos papagaios são o ideal para Agapornis.

Fonte: Bichos Brasil 


 

Criando um Agapórnis

 

Criar um Agapornis é bem simples e o custo para mante-las não é alto porém você deve ceder a sua atenção para eles diariamente pelo menos uma horinha para que eles não se sintam abandonados. Podem ser criados em viveiros ou gaiolas (o mais comum) de dimensões de 80×50x50 esse tamanho pode comportar até 2 animais, tem que ser de um tamanho confortável o qual os animais não se sintam perdidos e nem apertados, e é sempre bom você colocar o ninho pois se tiver o casal já deve estar preparado para a reprodução.Tem que ter uma área livre para que possam voar de um canto pra o outro e se espreguiçarem.

Devem ter também o comedouro e o bebedouro de preferência os de louça e fixos pois se não eles derrubam toda hora, só remove-los para limpeza, assim como brinquedos para que eles possam se exercitar e se entreter balanços, escadas e bambus entrelaçados com sininhos são os favoritos. Pet shops tem muitas opções de brinquedos designados, evite brinquedos com o design muito pequenos já que eles podem quebrar facilmente. Normalmente brinquedos designados para cacatuas e pequenos papagaios são o ideal para Agapornis.Você também deve verificar se a gaiola tem poleiro sempre colocar a gaiola em local que bata sol mas não deixe os bichinhos torrarem no sol, evite que eles tomem correnteza pois isso pode trazer problemas futuramente.

Eles se alimentam na mesma quantidade que cacatuas e a base de sua alimentação são sementes se você pretende alimenta-las com misturas de sementes escolha uma que contenha suplementos nutricionais para assegurar a dieta completa e manter as aves saudáveis. Uma mistura de sementes mais barata ou sementes vendidas para alimentação de pássaros selvagens não vai ter o mesmo valor nutricional que seus animais precisam.Você também pode complementar com frutas (maça, laranja, banana e goiaba);legumes (espinafre, jiló, milho-verde, agrião,cenoura, couve, chicória, chuchu, brócolis).

Você também pode ministrar papas que são para manutenção elas são compradas em pet shops também.Eles podem beber água a vontade também e sempre disponibilize água fresca.Limpe todos os utensílios que eles utilizam para evitar contaminações. Procure também vermifugar periodicamente o animal.
Banho é algo que realmente mostra o quanto saudáveis eles estão por isso a importância de colocar além do que eles se refrescam, mantenha também as unhas e bicos sempre afiados para que possam bicar e escalar sem dificuldades.

Pode ser bem simples manter um Agapornis só vai depender do seu empenho, que deve ser bem grande afinal os bichinhos não pedem pra ir morar com nós então temos que tratá-los muito bem. Mantenha esses cuidados e seu bichinho vai viver bastante te dando muita alegria.