Periquito de Face Preta

 


No primeiro ano as aves foram acasaladas com fêmeas cinzentas normais. 

Autor: Didier Mervilde


 

Periquito de Face Preta 

Uma nova mutação por Didier Mervilde
Em 1998 eu li um artigo sobre periquitos de "face negra" numa revista dos Países Baixos, devido ao meu interesse em novas mutações, eu esperava que o criador me deixa-se ver estas aves. Eu tive que esperar até Setembro de 1999 para ter um encontro com o Sr.Van Dijk e depois de uma viagem de 4 horas finalmente chegamos. O que nos vimos foi um pequeno animal parecido com um periquito mas tão diferente daquilo a que estamos normalmente a espera.
Foi em 1992 que o Sr. Van Dijk descobriu dois machos azuis com mascaras pretas onduladas e faixas pretas no seu peito. Ele decidiu comprar as aves e acasala-las. No primeiro ano as aves foram acasaladas com fêmeas cinzentas normais. Destes acasalamentos nasceram aves azuis e cinzentas normais.

No ano seguinte, acasalou os machos originais com as suas descendentes, somente um casal produziu algumas crias de face negra.
Após este teste, o Sr. Van Dijk, concluiu que esta mutação era recessiva, de momento ainda não há que provem que esta mutação esteja ligada à alguma outra, uma curiosidade e que nestas crias, portadoras recessivas, encontrou-se uma com um ponto branco na cabeça. De acordo com o Sr. Van Dijk criar face negra não e assim tão fácil. De momento ele possui 13 faces negras e muitos portadores, ou possíveis portadores.
Para estabelecer esta mutação num bom standard levará muito tempo, e talvez fosse melhor o Sr. Van Dijk doar alguns faces negras à outros criadores para eles os criarem. Na minha opinião é a única maneira segura de estabelecerem esta mutação.
Eu perguntei a mim próprio o que aconteceria se estas aves adoecem-se. A mutação perderia-se e talvez a esperança de um dia haver mais faces negras iria com ela.
Possíveis acasalamentos:
Face negra x normal = 100% normal / face negra
Normal/face negra x normal/face negra 25% normais, 50% normal/face negra, 25% face negra
Face negra x normal/ face negra = 50% normal/, 50% face negra
Normal/ face negra x normal = 50% normal, 50% normal/ face negra
Face negra x face negra = 100% face negra