Vitaminas e Farinhadas de Manutenção

 


Existem farinhadas prontas no mercado porém, deve-se buscar chegar próximo dos 30% de proteína.
Fonte: omundodospassaros




 

 

Vitaminas e Farinhadas de Manutenção:

Existem farinhadas prontas no mercado porém, deve-se buscar chegar próximo dos 30% de proteína. Uma farinhada a base de proteínas vegetais e minerais é o ideal. Por exemplo, a base de milho, soja, própolis e minhoca.
Podemos fornecer as farinhadas ou vitaminas complementares de maneira diferente conforme a época da criação. Quando estamos com as aves a reproduzir, devemos fornecer uma farinhada com maior quantidade de proteína, para o melhor desenvolvimento e crescimento do filhote, e esta podemos encontrar na soja granulada ou no ovo.
Quando as aves não estão criando ou estiverem descansando, podemos fornecer apenas uma farinhada a base de milho, própolis e frutas. O melhor é fornecer as farinhadas secas, porém se optar pela úmida, deve-se trocar diariamente para não surgir qualquer tipo de fungo.

Legumes:

Dê pedaços pequenos de milho verde duas vezes por semana e giló ou cenoura uma vez por semana.
 Verduras:

Pode-se fornecer uma vez por semana verduras com almeirão ou escarola.

Forneça folhas de couve uma vez por semana na época de reprodução. Ela tem vitaminas que facilitam as posturas pelas fêmeas. Nunca ofereça alface. Esta tem substâncias que podem dar diarréia e sonolência nas aves.

Cálcio:

Você mesmo pode fazer a pedra de cálcio para suas aves. Com areia branca compradas em Pet Shops, gesso de estuque, casca de ovo moída e torrada. Misture tudo, coloque água e despeje em copinhos de café. Espere secar uns dois dias e quebre o copinho. Coloque a pedrinha no fundo da gaiola. É uma ótima fonte de cálcio. Caso queira optar por produtos prontos, em Pet Shop você encontrará esse produtos como: Ossiba, cálcio em Bloco, ou Mineral Mix.

Água:

Deve ser trocada diariamente conforme fatores de higiene e, na época de postura, a fêmea costuma banhar-se e isso ajuda a umedecer os ovos, facilitando a eclosão.